Available courses

Objetivo:

O curso tem como objetivo geral: (I) expor os questionamentos teórico-metodológicos sobre as relações entre campo, teoria e escrita etnográfica, e (II) difundir as diretrizes de ética em pesquisa do Código de Ética publicado pela Associação Brasileira de Antropologia. O objetivo específico está pautado em (III) apresentar possibilidades de ferramentas para a pesquisa em campo. E, como objetivo final, apresenta a dimensão crítica da disciplina de (IV) apresentar diferentes perspectivas sobre a prática etnográfica e as possíveis interpretações do conceito de cultura.

Destinatários:

Pesquisadores de áreas do conhecimento relacionados à cultura, com interesse em pesquisa etnográfica.

Docente:

Profa.  Ma. Aline Moschen de Andrade

Objetivo: 

Tomando a afirmativa lacaniana que generaliza a loucura como uma bússola que pode nos orientar não apenas no final do ensino de Lacan, mas também na própria obra de Freud, o pai da psicanálise, examinaremos as diferenças entre loucura, neurose, psicose e as suas respectivas realidades psíquicas no âmbito psicanalítico.

Destinatários:

Graduandos, profissionais e pós-graduandos em psicologia, filosofia ou área afim, assim como interessados na psicanálise freudiana e lacaniana.

Docente:

Profª Dra. Deborah Klajnman

Objetivo:

Pretende-se oferecer subsídios para a conceituação das cidades e do urbano à luz das contribuições da sociologia e da antropologia, bem como de áreas correlatas, cruzando tais abordagens com as formas como as teorias feministas têm questionado a as possibilidades de usufruto e interferência nas políticas urbanas. Partimos da noção clássica de “direito à cidade” em razão do uso difundido da expressão, em especial a partir de movimentos sociais que questionam e/ou propõem políticas e práticas garantidoras da cidade para todas as pessoas, ou seja, sem exclusão ou discriminação. Tal abordagem pretende criar um espaço de reflexão sobre nossos próprios contextos de circulação e vivência, potencializando resultados significativos tanto para a produção do conhecimento quanto para a ação coletiva. 

Destinatários:

Esta formação é destinada a pessoas interessadas em geral, em especial estudantes de cursos correlatos, tais como Ciências Sociais, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, bem como participantes de movimentos sociais urbanos ou cujo tema interesse às suas reflexões.

Docente:

Prof. Dr. Bruno Puccinelli

Objetivo: 

O curso tem como objetivo possibilitar a compreensão do que são Direitos Humanos e da importância deles no respeito à diversidade e garantia da democracia. Espera-se a partir dos conteúdos e marcos legais apresentados, qualificar as/os participantes para realização de intervenções em diferentes realidades sociais, fornecendo também discussões teóricos e metodológicas que permitam uma atuação profissional crítica, capaz de promover mudanças e garantir direitos.

Destinatários:

Estudantes e profissionais com formação superior em diferentes áreas de conhecimento, como Direito, Psicologia, Serviço Social, Educação, Enfermagem, Licenciaturas, entre outros. Pessoas que atuam ou pretendem atuar na garantia, defesa e promoção dos direitos humanos, como conselheiros, servidores públicos e lideranças comunitárias.

Docente:

Profª Ma. Karen Eduarda Alves Venâncio

Objetivo:

Complementar os conhecimentos dos discentes ou ampliar as suas noções sobre o meio ambiente cultural, fornecendo elementos informativos atualizados sobre a proteção do meio ambiente cultural e a sua importância para o desenvolvimento urbano.

Destinatários:

Docentes em escolas e universidades profissionais que trabalham em escolas e universidades, docentes e profissionais que trabalham com a preservação de ambientes culturais, gestores públicos na área da educação e de serviços de preservação de ambientes culturais. Profissionais de ONGs que atuam na preservação do meio ambiente cultural demais interessados.

Docentes:

Prof. Me. Alder Thiago Bastos

Prof. Me. Roberto Bortman

Objetivo:

Desmitificar alguns dos sensos comuns que pairam sobre o tema do suicídio. Além de dialogarmos uma parte do arcabouço teórico sobre o assunto com a literatura em três períodos distintos: a romântica, a realista e a contemporânea.

Destinatários:

Graduandos; Pós-graduados; profissionais da saúde; docentes.

Docente:

Prof.  Me. Guilherme Nogueira Milner

Objetivo: 

Neste curso temos como objetivo apresentar uma reflexão sobre a teoria feminista partindo da compreensão crítica a respeito da literatura e de sua função social.

Destinatários:

Profissionais que se dediquem aos estudos das teorias feministas e da literatura.

Docentes:

Profª Ma. Carla Cristina Campos Brasil Guimarães

Profª Ma. Caroline Neres de Andrade

Objetivo:

Discutir a noção de cultura imbricada na língua e suas implicações na relação entre a aprendizagem da língua oral e da língua de sinais na educação de surdos.

Destinatários:

Professores da área da linguagem que atuam diretamente com a educação de surdos.

Docentes:

Prof. Dr. Rubens Lacerda de Sá

Prof. Me. Gabriel Silva Nascimento

Objetivo:

Capacitar o corpo de alunos a conhecer panoramicamente o contexto dos principais romances históricos da Literatura Brasileira. Instigar o interesse pela dualidade literária e histórica no campo das pesquisas interdisciplinares. Compreender as principais articulações da obra dos autores com outras obras da historiografia literária. Dialogar a obra de alguns escritores com o pano de fundo histórico, sociológico, artístico brasileiro e europeu, tomando a temática mais instigante e atraente aos alunos. Relatar a experiência de leitura de romances históricos produzidos no Brasil e no mundo. Examinar o conteúdo desses novos romances históricos, visando possíveis desdobramentos de pesquisas e investigações na academia.

Destinatários:

Professores da rede de ensino particular e pública das cidades do Brasil e Portugal – Letras, Filosofia, Sociologia, Artes, História. Interessados em geral.

Docente:

Prof. Dr. Cristiano Mello de Oliveira

Objetivo:

Capacitar e qualificar profissionais, docentes e gestores públicos e privados para atuar adequadamente no âmbito da educação patrimonial, partindo da compreensão da legislação pertinente, nacional e internacional, a fim de desenvolver boas práticas educativas de gestão na seara do patrimônio cultural.

Destinatários:

Gestores públicos e privados de instituições de gestão do patrimônio cultural, professores, acadêmicos, profissionais do setor cultural em geral.

Docentes:

Prof.  Ma. Cecilia Nunes Rabelo

Prof. Me. Adson Rodrigo Silva Pinheiro

Objetivo:

O objetivo da estética é a perfeição (aperfeiçoamento) do conhecimento sensível. Usamos o imaginário cinematográfico para produzir obras com fins estéticos e lúdicos. Porém, nosso imaginário também concebe efeitos cognitivos e propósitos pragmáticos, que motivam e orientam nossas ações individuais ou coletivas. Nosso objetivo é, a cada semana, demonstrar que somos nós que construíamos as regras sociais, a cultura, ao passo em que, semanalmente, veremos a estética e seus contextos; o corpo e suas mudanças culturais; a imaginação, a arte, a mídia atuando sobre conceitos do belo, do feio, do monstruoso, do mal, do diferente, do estranho, entre outros elementos estéticos, para entender o humano e suas criações culturais.

Destinatários:

Estudantes de graduação que possuam interesse em leituras sobre Estética e Cinema.

Docente:

Profa.  Dra. Verônica Guimarães Brandão da Silva

Objetivo:

Objetiva-se introduzir os alunos ao pensamento Latino-Americano em uma perspectiva descolonial. Nesse sentido, provocar o pensamento crítico em relação ao modo como compreendemos os aspectos de nossa própria cultura e o modo como vivemos em sociedade, o que decorre, por sua vez, da necessidade de se apresentar novas epistemologias, ou seja, o esforço de re-pensar o conhecimento na América Latina, não sob a ótica do colonizador, mas a partir de métodos próprios que correspondam às suas próprias necessidades históricas, possibilitando, deste modo, novas formas de vida.

Destinatários:

Se dirige à pessoas graduadas em qualquer área que queiram apropriar-se de sua cultura e pensar de forma autônoma com criticidade, possibilitando assim, intervenção prática qualitativa, diferenciada em qualquer dimensão do fazer.

Docentes:

Profa. Ma. Chryslen Mayra Barbosa Gonçalves

Prof. Me. Hugo Allan Matos

Objetivo:

Abordar a cultura brasileira via diferentes perspectivas, levando em consideração a pluralidade de ideias e as diversidades étnica e cultural; apresentar obras clássicas por um viés crítico, associando-as com produção literária; analisar criticamente “os modelos de Brasil” propostos pela teoria antropológica e pensamento social.

Destinatários:

Graduados em ciências sociais, história, letras ou áreas afins; profissionais liberais interessados em análises e perspectivas culturalistas para o Brasil.

Docente:

Prof. Dr. Marcos Nogueira Milner

Objetivo:

O objetivo central do curso é desenvolver criticidade sobre a prática da escrita acadêmica e sua capacidade de criar epistemologias através da estética; a intenção é possibilitar aos participantes um enriquecimento dos seus processos de escrita e apontar outras formas de expressão científica por meio da Sociologia e da Arte.

Destinatários:

Graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, professores, técnicos, pessoas interessadas em escrever de qualquer área do conhecimento.

Docente:

Profa. Ma. Camila Ribeiro de Almeida Rezende

Objetivo:

A partir do percurso elaborado para o presente curso, busca-se construir e ampliar o repertório teórico e conceitual dos participantes sobre a prática do psicólogo na Assistência Social. A proposta é ofertar teorias e compreensões que contribuam para a elaboração de uma atuação que fortaleça a população atendida e qualifique o trabalho técnico desenvolvido em equipes multidisciplinares.

Destinatários:

Psicólogos que atuam ou desejam atuar na Assistência Social, estudantes de psicologia e demais interessados.

Docentes:

Profa.  Ma. Aline Garcia Aveiro

Profa.  Ma. Beatriz Saks Hahne

Objetivo:

O curso tem como objetivo desenvolver os seguintes aspectos:
-Analisar a separação entre os poderes e as relações entre Executivo, Legislativo e Judiciário na democracia;
-Discutir o conceito de judicialização da política, ativismo judicial e politização da justiça;
-Propiciar um debate sobre o papel e os limites do Judiciário na formulação, implementação e controle das políticas públicas;
-Compreender as relações entre Judiciário e Legislativo e seus reflexos na formulação das regras político-eleitorais.

Destinatários:

O curso destina-se a estudantes e profissionais das ciências sociais e jurídicas.

Docente:

Profa. Ma. Caroline Bianca Graeff

Objetivo:

Analisar a produção artística brasileira não acadêmica, com o intuito de ampliar os horizontes culturais e discutir quais são as limitações dos cânones estabelecidos. Criar diálogos com a produção artística de outros países latino-americanos, por meio da contribuição do grupo de participantes.

Destinatários:

Estudantes e pesquisadores da arte e da história da arte, artistas, profissionais de instituições artísticas, interessados em geral.

Docente:

Profa. Ma. Barbara Cristina de Campos Almeida Passeau

Objetivo:

Fornecer ferramentas conceituais e de perspectiva histórico-social ao aluno para alargar pensamento, alternativas e práticas no atendimento socioeducativo de adolescentes autores de ato infracional.

Destinatários:

Profissionais do Sistema Socioeducativo e demais interessados no campo das medidas socioeducativas, educação e juventudes.

Docentes:

Profa. Ma. Beatriz Saks Hahne

Profa. Ma. Aline Garcia Aveiro

Objetivo:

O curso tem como objetivo analisar e compreender o processo eleitoral brasileiro, propiciando ao aluno um panorama sobre o sistema eleitoral, critérios de elegibilidade e inelegibilidade, partidos políticos e representação política. Ainda, procura analisar a Justiça Eleitoral brasileira e seu papel como órgão de governança das eleições, abrangendo dentre suas competências a organização e aplicação do pleito, assim como, a contenção de conflitos oriundos deste processo. Por fim, busca se debater alguns dos principais pontos de discussão que permeiam a política eleitoral contemporânea.

Destinatários:

O curso destina-se a estudantes e profissionais das ciências sociais e jurídicas.

Docente:

Profa. Ma. Caroline Bianca Graeff