Informações Básicas

Esclarecendo algumas questões:


O que são cursos de extensão?

De acordo com o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases:

“A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.”

Ressalte-se que os cursos de extensão não apresentam requisitos, como acontece com os cursos de graduação, nos quais os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente e ter sido selecionados por meio de processo seletivo. Além disso, os cursos de extensão não podem emitir diploma, mas certificados.

Entretanto, o artigo 48, da referida LDB, aponta que “Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular”. Assim, somente o diploma evidencia a formação e depende de entendimento do órgão aceitar ou não os certificados de extensão como requisito para o ingresso na carreira.


O que são cursos livres?

Os Cursos Livres (que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico) caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. 

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.


Qual o método de avaliação?

O aluno precisa ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco) de presença para ser aprovado e ter obtido, no mínimo, 70% (setenta) de aproveitamento no curso, equivalente ao conceito ‘suficiente’.


E o material didático?

O material didático está incluso no valor da inscrição e será disponibilizado de modo virtual para o aluno no início do curso.


E os certificados?

Aos alunos que cumprirem os requisitos do curso, obtiverem conceito ‘suficiente’ e 75% de frequência, será conferido certificado de extensão ou aperfeiçoamento, emitido de acordo com a legislação vigente. Para os cursos presencias, a instituição emitirá o certificado mediante requerimento. Para os cursos EAD, o certificado estará disponível na plataforma Moodle ao final do curso.

O certificado de conclusão tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Última atualização: segunda, 6 Jun 2016, 23:41